Encomendas A Porta Amarela
Encomendas com propostas de atividades para famílias
Em pareceria com algumas entidades públicas, como as Bibliotecas Municipais de Oeiras e a Junta de Freguesia de Alvalade, temos construído encomendas com propostas de atividades para distribuição junto da comunidade!
Estes projetos acontecem pontualmente consoante parcerias estabelecidas.
As propostas de atividades são pensadas para ir ao encontro de um projeto ou um tema que as entidades procuram trabalhar juntos dos seus públicos.
Terra Verde Verde
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Março 2021
A Biblioteca de Oeiras e A Porta Amarela prepararam uma encomenda especial para as famílias!
Dentro de uma caixinha, temos uma atividade que nos faz mergulhar na terra e nas sementes; na transformação e na esperança.
Uma proposta inspirada na história de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”.
Dentro desta caixa é possível fazer viagens até ao rio, apanhar água numa conchinha e descobrir a cor da terra e o seu cheiro quando se molha.
Vamos tocar, peneirar e semear.
Querem construir um jardim verde verde com a maior flor do mundo?
Encomenda João Sem Medo
Junta de Freguesia de Alvalade
Março 2021
"E se o carteiro bater à porta das famílias de Alvalade com uma encomenda que trás para dentro de casa um pouco de natureza e da cultura de Alvalade?"
Foi isso mesmo que aconteceu em Alvalade!
Para comemoração do dia da árvore a Porta Amarela e a JFAlvalade distribuiram uma surpresa. Um kit de atividades em torno do Parque José Gomes Ferreira; em torno das suas arvores, das sementes que as formam, das folhas e galhos que caem ao chão, e também em torno de uma história de um menino chamado João, ”As Aventuras do João Sem Medo”, escrito por José Gomes Ferreira.
Morsas na minha praia
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Setembro 2020
Um proposta de atividade sobre animais e sobre os brinquedos da praia e o lixo não-comestível
com inspiração num excerto do livro Museu da Rendição Incondicional, de Dubravka Ugresic
Veio dar à minha praia uma morsa. Trazia no corpo muitas histórias…
Veio dar à minha praia um bando de gaivotas, de pinguins, golfinhos e baleias. Deitaram-se ao meu lado numa toalha de papel a contar as suas histórias…. as histórias dos objetos que tinham engolido.
Desenhei-lhes um mapa. Mas um mapa que em vez de guardar um tesouro, guarda histórias.... Relembra-nos sobre a vida do mar, sobre os brinquedos esquecidos na areia, sobre o lixo que que vai dar ao mar e que é comido pelos animais.
Mergulha neste mapa, explora-o, torna-o teu e conta e volta a contar (de uma e outra forma) histórias do mar!
Morsas na minha praia
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Agosto 2020
Os artistas deixam a sua marca na natureza. Usam os elementos que a natureza lhes dá para desenhar registar, criar, mas respeitando-a. Deixam também que a natureza apague através do vento, da chuva, da água, do mar e do seu natural crescimento.
O ponto de partida desta proposta será a brincadeira com elementos da natureza que respigamos da beira-mar, da costa marítima, do areal. Vamos descobrir que podemos criar trilhos, caminhos e desenhos… depois colocamos os nossos próprios pés ao caminho para perceber que também somos natureza, que também deixamos uma marca, um desenho da nossa passagem.
Esta encomenda que agora tens nas tuas mãos far-te-á olhar para a praia, outra vez, agora na tua casa, de maneira diferente e sempre sem a danificar, descobrindo novas formas de escritas e desenhos, na paisagem.